Avaliação Psicológica

No Consultório de Psicologia – Despertares – realizamos avaliação psicológica com os seguintes objectivos:

ψ   avaliação do desenvolvimento infantil (0 aos 5 anos);

ψ avaliação das aptidões psicológicas, emocionais e relacionais da criança e do adolescente;

ψ   avaliação da personalidade e/ou das aptidões intelectuais do adulto;

ψ   avaliação psicológica para efeitos de reforma antecipada ou incapacidade para actividade laboral;

ψ   avaliação psicológica para o psico-diagnóstico ou para esclarecimento de diagnóstico.

A avaliação psicológica revela-se muito útil nas diversas fases do ciclo de vida, podendo utilizar-se com o objectivo de avaliar o desenvolvimento da criança/adolescente, avaliar o estado mental ou a personalidade do adulto.

Nestes casos, o objectivo da avaliação psicológica será identificar factores individuais que impliquem riscos para o bem-estar psicológico e relacional, que possam ser modificados, e possibilitar a elaboração de um plano terapêutico que vise alcançar um desenvolvimento das capacidades e competências individuais, com a finalidade de se obter uma melhoria da qualidade de vida do cliente.

Exemplificando, pode-se recorrer a uma avaliação psicológica aquando da entrada na educação pré-escolar ou transições escolares que impliquem capacidade de adaptação, ou ainda, em situações de consulta psicológica, sempre que se revele necessário conhecer aprofundadamente a causa dos problemas apresentados pelos clientes.

A avaliação psicológica é também solicitada frequentemente em algumas situações específicas, como por exemplo a pedido de profissionais das áreas da saúde e educação (médicos, terapeutas da fala, professores, etc).

Uma vez que realizamos diferentes tipos de avaliações psicológicas, os preços são ajustados de acordo com as exigências e especificidades de cada avaliação.

Contacte-nos AQUI para obter informações detalhadas sobre este serviço.