Consulta de Psicologia Online

O atendimento à distância (Consulta de Psicologia Online) tem-se revelado como uma nova modalidade terapêutica em Psicologia, sendo cada vez mais utilizada, em parte, por satisfazer as necessidades dos clientes que, por diversos motivos, preferem ou não podem optar pelo atendimento presencial, mas também pelos óptimos resultados obtidos no que diz respeito à melhoria ou resolução dos seus problemas.

Assim, a Consulta de Psicologia Online é considerada uma alternativa terapêutica válida e eficaz para todos aqueles que se encontram impossibilitados de marcar consultas presenciais mas decidem procurar apoio especializado para ajudar a resolver os seus problemas.

Importa salientar, no entanto, que sendo uma alternativa à consulta presencial, o atendimento à distância não se apresenta como uma modalidade substituta da consulta face-a-face, uma vez que apresenta vantagens mas também alguns inconvenientes.

Vantagens:

– Ideal para aqueles que não têm possibilidade de recorrer a consultas presenciais, seja por questões de saúde, falta de tempo, impossibilidade de deslocação ou por residirem a considerável distância do nosso consultório.

– Possibilita uma situação mais confortável para alguns clientes, na medida em que sentem maior facilidade de expressão dos seus problemas e emoções por não se encontrarem numa modalidade terapêutica face-a-face.

Inconvenientes:

– A comunicação não verbal é menos perceptível ou até mesmo inexistente, o que diminui a riqueza da informação partilhada.

– A comunicação escrita pode, eventualmente, originar dificuldades de compreensão e mal entendidos. Nos e-mails, por exemplo, é importante apresentar questões claras.

– Na internet, a confidencialidade das informações trocadas não pode ser totalmente garantida.

Observações:

– As Consultas de Psicologia Online estão legalmente enquadradas e regem-se, tal como as consultas presenciais, pelos princípios do Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

– Os profissionais do Consultório de Psicologia – Despertares – seguem os princípios sugeridos para a prestação de Serviços de Saúde Mental Online da Sociedade Internacional para a Saúde Mental Online (ISMHO). Para mais informações pode consultar o site: https://www.ismho.org/home.asp

 – O atendimento online destina-se exclusivamente a pessoas com idade igual ou superior a 18 anos e não é indicado em situações de crise ou de risco, ou seja, situações que necessitem de atendimento / tratamento imediato. Nestas situações deverá ligar para o número de emergência nacional – 112.

– Não se exclui a possibilidade de ocorrerem quaisquer perturbações dos meios de comunicação utilizados, sendo que não nos responsabilizamos por quaisquer interrupções que possam eventualmente ocorrer.


Modalidades de Consultas de Psicologia Online

As Consultas de Psicologia Online são realizadas através do software Skype, que pode ser utilizado gratuitamente e ser obtido através do seguinte site: http://www.skype.com/

O cliente poderá escolher as seguintes formas de consulta de psicologia online:

ψ Conversação através da troca de e-mails (resposta em 24 horas) *

ψ Conversação por telefone **

ψ Conversação (Chat) através de mensagens de texto instantâneas (Skype ) **

ψ Conversação (Chat) através de voz pela internet (Skype ) **

ψ Videoconferência (Skype) **

* 50 euros por cada resposta e-mail

** 50 euros por cada sessão de 50 minutos

Marcação de Consulta de Psicologia Online e Pagamento:

  1. O cliente deverá preencher o formulário de marcação de consulta online (ver formulário abaixo), o qual deverá preencher devidamente e submeter-nos. Poderá, ainda, contactar-nos através do e-mail geral@despertarespsicologia.com ou do nº 924 233 498.
  2. Após a recepção do formulário de marcação de consulta online, contactá-lo-emos a fim de confirmar a data e o horário da sua consulta e indicar os dados relativos ao pagamento a efectuar por transferência bancária.
  3. O cliente deverá proceder à transferência do valor correspondente ao serviço que pretende adquirir e ao envio do comprovativo de transferência por e-mail.
  4. Após a nossa recepção do comprovativo de transferência, enviaremos o recibo de pagamento ao cliente e um e-mail de confirmação da marcação da consulta online na data e no horário previamente acordados.


FORMULÁRIO DE MARCAÇÃO DE CONSULTA ONLINE

Os dados recolhidos através deste formulário são confidenciais.