Crianças

O que são consultas de psicologia para crianças e como decorrem?

As consultas de psicologia com crianças iniciam-se com uma entrevista aos pais (ou pelo menos com um destes). Seguidamente, realizam-se algumas consultas individuais com a criança com a finalidade de explorar os motivos que poderão estar a originar manifestações de mal-estar e encontrar soluções para esse mal-estar, que afecta não só a criança mas também aqueles que lhe são próximos. São vários os métodos e abordagens utilizados nas consultas de psicologia com crianças, entre os quais desenhos, jogos e outros materiais/actividades lúdicas. Paralelamente às consultas com a criança são realizadas consultas de aconselhamento para pais cujo objectivo é articular com os pais sobre as problemáticas identificadas, possíveis estratégias para ultrapassá-las e, se necessário, aconselhar sobre outras possibilidades terapêuticas.

Em que situações são indicadas?

As consultas de psicologia para crianças são indicadas quando se constatam alterações emocionais decorrentes de determinados acontecimentos de vida (ex: divórcio dos pais, uma separação ou perda de alguém próximo, uma mudança de residência, ou uma inadaptação a um novo contexto escolar / social, etc.), que originam frequentemente comportamentos desajustados, dificuldades de aprendizagem e/ou de interacção social.

Percebendo essas alterações emocionais e de comportamento nos filhos, os pais sentem muitas vezes necessidade de ajuda de um profissional de psicologia que esclareça as suas dúvidas, explore e alcance um maior entendimento da situação e aponte possíveis estratégias na forma de lidar com o filho e resolver as suas dificuldades emocionais.

Partilhe as suas dificuldades com um psicólogo!

Se sente necessidade de consultar um psicólogo para o ajudar a resolver uma situação que o preocupa ou está a ser difícil de ultrapassar, conte com a nossa dedicação e profissionalismo. Nós podemos ajudar, contacte-nos AQUI.