Séniores

O que são consultas de psicologia para séniores? Em que situações são indicadas? E como decorrem as consultas?

As consultas de psicologia para séniores destinam-se a avaliar e intervir em dificuldades emocionais resultantes da fase de vida avançada. As dificuldades emocionais que habitualmente surgem nesta fase de vida, são de algum modo esperadas e inevitáveis, mas com frequência são difíceis de aliviar ou superar exclusivamente com a ajuda de entes queridos, de familiares e amigos.

O apoio psicológico prestado por um psicólogo, pode ser extremamente útil e eficaz para combater e atenuar sentimentos de solidão e tristeza, insegurança, e ansiedades comuns desta fase de vida relacionadas, frequentemente, com a diminuição de responsabilidades, perda de autonomia e do anterior estilo de vida, diminuição da saúde física e da capacidade motora, perda de capacidade para o auto-cuidado, perda do cônjuge e de familiares e amigos próximos, etc. Uma vez que o equilíbrio emocional encontra-se intimamente relacionado com o equilíbrio do funcionamento orgânico, realçamos ser de uma enorme importância a prestação de cuidados psicológicos, a fim de prevenir desregulações do funcionamento do sistema imunitário ou ainda contribuir para aumentar a duração das fases de atenuação de sintomas quando existem doenças crónicas.

Sendo frequentemente debilitada a mobilidade dos idosos, disponibilizamos consultas de psicologia no domicílio com a finalidade de superar um obstáculo comum nesta fase de vida, e garantir ao nosso cliente a possibilidade de ser atendido no conforto do seu lar, sem a obrigatoriedade de significativas alterações nas suas rotinas ou realizar esforços desnecessários.

As consultas de psicologia para séniores decorrem através de encontros mais ou menos regulares, conforme a necessidade do cliente, e com a duração aproximada de uma hora, nos quais é prestado um cuidado de saúde psicológica com a sensibilidade humana que a situação do nosso cliente exige. Agimos como facilitadores da livre expressão de sentimentos e emoções e utilizamos técnicas que permitam ao nosso cliente idoso melhor adaptar-se às condicionantes da sua fase de vida.

Se identifica uma necessidade em realizar uma consulta de psicologia para séniores ou esclarecer eventuais dúvidas, contacte-nos AQUI.

Se tem alguém próximo de si, em idade avançada, e pensa que essa pessoa beneficiaria de consultas de psicologia (no consultório ou no domicílio), contacte-nos AQUI.