Psicoterapia para Adolescentes

O que é a psicoterapia com adolescentes?

A psicoterapia com adolescentes baseia-se numa relação de apoio com um psicólogo, com a finalidade de ajudar o/a adolescente a adaptar-se a todas alterações físicas, psicológicas e emocionais que caracterizam a fase da adolescência, e com as quais o/a jovem sente dificuldade em lidar. É também indicada em algumas perturbações psicológicas.

Em que situações pode uma psicoterapia ajudar um adolescente?

São diversas as manifestações de mal-estar ou sofrimento na adolescência, desde preocupações mais intensas com a aparência e a integração social, oscilações emocionais frequentes, com expressões de irritabilidade, humor deprimido, ansiedade, ou ainda impulsividade e outras alterações de comportamento.

Além destas situações comuns, a psicoterapia com adolescentes também se revela eficaz quando surgem algumas perturbações psicológicas como:

  •  Depressão; Ansiedade; Dificuldades de aprendizagem / insucesso escolar; Obsessões, compulsões e fobia escolar; Perturbações do comportamento; Abuso de substâncias tóxicas (tabaco, álcool ou drogas); Perturbações do comportamento alimentar (anorexia e bulimia); Perturbações psicóticas; Perturbações psicossomáticas: queixas físicas (ex. dor de cabeça, dor de estômago, náuseas, vómitos ou diarreia, garganta inflamada, etc.) relacionadas com stress, ansiedade ou depressão.

Habitualmente, estas reacções decorrem de um conjunto de factores (pessoais, familiares e sociais) e da incapacidade do adolescente em lidar de forma mais saudável e eficaz com situações de vida difíceis e complexas.

Como decorre uma psicoterapia com adolescentes?

A psicoterapia com adolescentes pode ser recomendada após uma avaliação inicial. Num primeiro momento, é realizada uma entrevista aos pais, na qual o/a jovem poderá estar, ou não, presente, dependendo da especificidade de cada caso. Posteriormente, realizamos uma entrevista individual ao próprio adolescente, geralmente realizada em 1 ou 2 consultas de psicologia, na qual poderá haver a conjugação de testes psicológicos complementares.

Sempre que uma avaliação sugira que um adolescente poderá beneficiar de uma psicoterapia para fazer face aos problemas em causa, e tal proposta seja aceite, será de máxima importância discutir as condições de funcionamento dessa psicoterapia.

Sublinhe-se, que neste processo é crucial existirem esforços conjuntos, do psicólogo, do jovem e seus pais para que a psicoterapia decorra com sucesso.

A psicoterapia com adolescentes processa-se em sessões regulares (uma ou mais sessões por semana), sendo normalmente psicoterapias de curta ou média duração. As sessões têm a duração de cerca de uma hora, nas quais o adolescente é encorajado pelo psicólogo a partilhar pensamentos e sentimentos, a reflectir sobre a sua vida e a pensar nas mudanças que gostaria de conseguir realizar. O psicólogo assume o papel de motivar e ajudar o adolescente a definir e realizar as mudanças por ele sentidas como necessárias, mudanças que lhe possibilitem uma maior adaptação familiar, escolar e/ou social. É, portanto, no seio de uma relação de ajuda, numa psicoterapia, que se afiguram caminhos para a resolução de conflitos pessoais ou conflitos com outros, e para formas de ser, pensar e sentir que conduzam a um maior ajustamento emocional e social, com resultante aumento da auto-estima e da auto-confiança.

Atingir progressivamente os objectivos definidos da psicoterapia com um adolescente (em geral, capacidade de utilizar estratégias mais saudáveis para lidar com as emoções e experiências de vida) implica, naturalmente, preparar o final da relação de ajuda com o psicólogo. Trata-se de uma relação de apoio e encorajamento, mas cuja finalidade é promover a autonomia e o desenvolvimento pessoal.

Se és adolescente e gostarias de realizar uma psicoterapia, conversa com os teus pais e contacta-nos AQUI.

Se procura psicólogos experientes com adolescentes e julga que o seu filho beneficiaria de uma psicoterapia, consulte-nos e conheça a nossa opinião profissional. Estamos ao dispor para o ajudar. Contacte-nos AQUI.

Anúncios