Psicoterapia para Adultos

O que é a psicoterapia com adultos e em que situações pode uma psicoterapia ajudar?

Em diversas ocasiões de vida poderá sentir dificuldade em adaptar-se a uma situação difícil, inesperada, dolorosa, ou conflituosa com aqueles fazem parte da sua vida afectiva, familiar, social ou laboral.

Neste sentido, poderá sentir necessidade de apoio de um profissional para o ajudar a lidar mais eficientemente com as dificuldades que encontra na sua vida.

O caminho a percorrer para superar essas dificuldades é o que designamos de psicoterapia. Através de encontros regulares, o cliente é acompanhado por um especialista em psicologia, com quem desenvolve uma relação íntima mas profissional, com quem explora e partilha os seus medos e angústias, mas também os seus desejos e ambições. A psicoterapia funciona assim como um suporte, e um estímulo, para superar dificuldades emocionais emergentes da vida em relação com outros, e para aumentar a capacidade de enfrentar situações difíceis e conflituais, quer em relação a si mesmo, quer na relação com outros.

Salientamos que a psicoterapia com adultos também é indicada em perturbações psicológicas como:

– Depressão; Ansiedade; Fobias e perturbações obsessivo-compulsivas; Perturbações da personalidade; Perturbações psicóticas; Abuso de substâncias tóxicas (tabaco, álcool ou drogas); Perturbações psicossomáticas (sintomas físicos relacionados com stress, ansiedade ou depressão).

Como decorre uma psicoterapia com adultos?

Habitualmente, realizamos uma avaliação inicial que contempla uma entrevista clínica (geralmente efectuada em 1 ou 2 consultas de psicologia), e quando necessário, podem conjugar-se testes psicológicos complementares. A psicoterapia pode, então, ser uma solução aconselhada caso a avaliação inicial assim o indique.

O início e desenvolvimento de uma psicoterapia implica sempre uma definição de objectivos. É um processo que se desenvolve em conjunto, entre psicólogo e cliente, e mediante os objectivos que são estabelecidos, deve ser acordado, sempre que possível, um tempo previsto da duração da psicoterapia, podendo esta ser de curta, média ou longa duração.

A psicoterapia desenvolve-se na realização de sessões regulares de aproximadamente uma hora (uma ou mais vezes por semana). Nestes encontros, entre cliente e psicólogo, o cliente tem um espaço totalmente reservado a si, é recebido acolhedoramente e encorajado a partilhar as suas experiências de vida. A partir destes diálogos, são normalmente revisitados pensamentos e revividos sentimentos e emoções, nascem novas ideias, desenvolvem-se outras perspectivas e inspirações. Reforçam-se estratégias para enfrentar experiências de vida difíceis e exploram-se possibilidades de uma vida mais gratificante. Promove-se um equilíbrio psicológico e emocional que sirva de base a uma maior realização pessoal em todos os domínios da vida (familiar e afectivo, social e laboral).

Da nossa parte, conte com um percurso para o qual nos dedicamos com afecto e profissionalismo, e com todo o empenho que merece quem nos procura, conhece, faz sentir vocação e investir nesta profissão.

Esperamos por si, melhore a sua vida.

Marque uma consulta connosco, nós podemos ajudar. Contacte-nos AQUI.